Pelo terceiro ano consecutivo, Makoto Nishida shihan veio a Niterói para ministrar um seminário. Nishida sensei é shihan aikikai, 6º dan, diretor técnico da FEPAI(Federação Paulista de Aikido) e único representante do aikido brasileiro junto à I.A.F.(International Aikido Federation).

O evento aconteceu no dia 25 de julho de 2009 no Colégio Marília Mattoso na cidade de Niterói das 16 as 19h. 

Durante as quase 3 horas de treinos ininterruptos, Nishida sensei destacou a importância do Aiki: "Sem aiki não há aikido. Aiki é 90%, os outros 10% é a finalização. Utilizem os músculos das costas" disse ele. Em todas as técnicas demonstradas o objetivo era sempre o de praticar este conceito. Ao final estávamos todos exausto, mas percebia-se a alegria no rosto de todos.

Após a tradicional foto foi feito o sorteio do livro "Aikido e a harmonia da natureza". O sorteado foi o Iuri praticante do grupo de Maruyama sensei em Foz do Iguaçú. O livro foi sorteado  por Nishida sensei e entregue por Fumie sensei.

A noite tivemos o jantar na churrascaria Verdana e no domingo levamos os sensei para passear na cidade de Petrópolis na região serrana do Rio de Janeiro.

 

 

Agradecemos a presença de todos os alunos e visitantes, que abaixo destacamos:

  • Ryosuke Tamura(Shodokan Aikido)
  • Ricardo Bacharach(Aizen Dojo - Sensei Antonio)
  • Ricardo Martins(Kohirajuku Kanie Dojos)
  • Gustavo Santos(Kiniro dojo - Blumenau, SC)

Ano que vem contamos com a presença de todos, em um evento que promete ser ainda melhor em comemoração aos 5 anos da Escola Meirelles de Aikido.

Abaixo algumas fotos do evento. Mais fotos em http://picasaweb.google.com/jcbastos/2009_07_25?authkey=Gv1sRgCMCK85Hah9WYowE&feat=email#5362833362954754082

 

{phocagallery view=category|categoryid=2}