Sou professor de Matemática e Física desde 1991, dividindo meu tempo entre as salas de aula e o tatame, onde ministro aulas de Aikido.
 
Comecei meus estudos no Aikido no dia 11 de março de 1986 com o Sensei Antônio Augusto. Praticante assíduo, treinava cerca de 4 horas por dia e cinco vezes por semana no mínimo. No dia 23 de novembro de 1991, fiz exame de Shodan e tornando-me o primeiro faixa preta de Aikido de Niterói. Em abril de 1992, no dia 25, ao final do treino em memória do O-Sensei (o dia de seu falecimento é dia 26),  recebi meu primeiro diploma das mãos do Sensei Ichitami Shikanai.
 
Continuei treinando arduamente, sendo o braço direito do Sensei Antônio Augusto. Comecei a ensinar armas, assunto que sempre me interessou, para os iniciantes. Em 1998, por motivos particulares, desliguei-me do grupo de Sensei Antônio. Após um ano, fui convidado pelo Sensei Carlos Nogueira a formar um novo grupo de Aikido, o Iwama – Brasil. Entrei nessa empreitada com muito entusiasmo, pois o Sensei Nogueira, por ter estudado com Saito Sensei, dominava (e ainda domina) muito bem a parte de armas, como já foi dito, assunto de meu interesse. Em maio de 2000, recebí meu segundo diploma das mãos do Sensei Nogueira, assinado pelo Sensei Morihiro Saito. No começo do ano de 2006, percebendo que já estava na hora de seguir meu caminho com minhas próprias pernas, desliguei-me amigavelmente do Sensei Nogueira, tendo total apoio deste.
 
Ao final do ano de 2006, fiz uma viagem para Curitiba, onde treinei com o Sensei Makoto Nishida, pessoa que já conhecia, porém, não havia feito um contato maior. Para surpresa, conhecí não só um mestre de Aikido, e sim um ser humano incrível, pessoa simples, humilde e de grande sabedoria. Fiquei entusiasmado com o primeiro contato e a maneira pela qual fui recebido pelo Sensei Nishida, pedindo então que o mestre me orientasse. Hoje, venho aprendendo e aperfeiçoando cada vez mais o meu Aikido participando de seminários e treinos orientados pelo Sensei Makoto Nishida.
 
Em 18 de agosto de 2013 fiz o exame para yondan(4° dan) em banca presidida por Makoto Nishida shihan e Fumie Nishida sensei.
 
 
Silvio sensei demonstrando o aikido
Silvio sensei - 4º dan aikikai